25 setembro 2011

Vitória na Guerra da Carreira

Transcrevendo as palavras do Professor Daniel Kroeff:

"Nosso mundo agitado e competitivo nos passa a impressão de que a realidade vivida há vários milhares de anos deveria ser bastante diferente. Ocorre, no entanto, que desafios não são novidade para o ser humano, pois desde os primórdios da civilização os indivíduos tiveram que aprender a lidar com o ambiente hostil no qual estavam inseridos. Ausência de planejamento e de visão poderiam significar a falta de provisões para as estações mais severas e estar a mercê de povos inimigos. Saber se defender, possuir o suprimento necessário e utilizar o ataque adequado são estratégias que todo profissional, assim como guerreiros do passado, precisam dominar, a fim de obter êxito em sua carreira.

A Bíblia é rica em exemplos de homens que souberam utilizar de seus recursos para vencer grandes batalhas. Muitas vezes, com o pouco que tinham, desbaratavam exércitos bem mais equipados e numerosos. O profissional que almeja vencer os desafios cada vez maiores, seja em razão de um mercado de trabalho muito concorrido, seja porque o ambiente profissional pode parecer pouco amigável, deveria olhar para esses personagens bíblicos que fizeram diferença em sua época.

Dentro do tema do presente artigo, que visa abordar os fatores essenciais à vitória na carreira e na vida, vamos nos ater à pessoa de Davi, que um dia foi um jovem pastor de ovelhas, mas veio a ser o Rei de Israel:

"Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel. E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra." (2Sm 7.8-9)
Anteriormente ao reinado de Davi, Saul foi ungido pelo profeta Samuel, por ordem de Deus, como o primeiro rei dos israelitas. Apesar de ser um homem valente e abençoado, acabou por abandonar, com o passar do tempo, o verdadeiro temor a Deus, preferindo seguir seu próprio caminho. Saul não apenas desobedeceu a Deus, mas perdeu totalmente o foco como estrategista militar, pois iniciou uma campanha de perseguição a Davi devido à inveja que nutria contra o jovem que se tornaria seu sucessor. Tal comportamento o distanciou d’Aquele que o havia escolhido para reinar e o conduziu a uma batalha para a qual não estava preparado espiritual e estrategicamente. Com isso, Saul caiu nas mãos de seus inimigos, os filisteus, os quais não apenas derrotaram a Israel, mas tiraram sua vida. Esse é um erro que contraria princípios ao qual todo profissional deve atentar:

1) Na carreira devemos ter foco, isto é absolutamente fundamental, saber dizer não para propostas que não iríamos ter sucesso e sim para o que vai ao encontro de nosso foco e objetivo. Apesar disso, quando se é jovem ou se passa por dificuldades, o número de não(s) que podemos dizer é menor. Quando te fizerem uma proposta e sentires que tens as condições mínimas, mesmo que sejam mínimas, te cerca de pessoas qualificadas e, se sentires que pode dar certo, aceite, te esforçando ao máximo e buscando ter sucesso;

2) Assim como uma empresa devemos ter uma missão. A sua missão deve ter três partes: a) o que desejas, qual seu objetivo, pelo que lutas?; b) o que ofereço para isso? (o que ofereces sempre deve ter impacto nas pessoas, pois Napoleon Hill, autor do maior best-seller de carreira da história dos EUA, diz que sua capacidade de ganhar dinheiro é tanto maior quanto maior for sua capacidade de ajudar aos outros); c) como você vai conseguir isso? Para ilustrar eu, Daniel Kroeff, compartilho minha missão de vida com você: (a) sobretudo agradar à Deus e obter êxito e reconhecimento, (b) no trabalho de ajudar às pessoas e às empresas a desenvolverem aprendizados e competências significativos e fundamentais, (c) por meio de conhecimentos consolidados e atualizados em Psicologia, Gestão de Pessoas, Marketing, Estratégia e na Palavra de Deus;

3) Temos que ter visões, objetivos de curto, médio e longo prazo; nesse sentido é fundamental planejar, ter um plano de vida, em todas às áreas que são fundamentais em sua vida, contemplando 1 mês, 6 meses, 1 ano, 2 anos e meio e 5 anos. É preciso aprender a eleger prioridades e a agir, todos os dias, de acordo com cada uma delas. Ter propósitos bem definidos e planejados nos permite avaliar nosso crescimento e buscar um aprimoramento cada vez maior.

4) Deus tem que estar em seus planos. O que você é capaz de fazer na sua força, tem o tamanho de sua força, que, mesmo que tenhas levantado peso a vida inteira, claramente, tem uma limitação humana; o que tu és capaz de fazer na força de Deus tem o tamanho da força de Deus que criou os céus e a terra e tudo que neles há. Talvez, você esteja num bom cargo, numa boa empresa, tenha muitos cursos, tenha uma família, conquistas ao longo da vida, ou estejas te sentindo derrotado, não importa, o que importa é que Deus te promete que se buscares a Ele, por seu Filho Jesus, pois só se chega a Deus Pai pelo Filho, Ele te dará infinitamente mais além de tudo aquilo que és capaz de pedir ou pensar (Ef 3.20) e Ele te diz mais, que te fará experimentar e viver coisas que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Ele tem preparado para aqueles que o amam (1 Co 2.9). E se o amam, o buscam. Busque a Deus, Ele tem o melhor e o maior para ti e o melhor e maior Dele é sempre maior e melhor que o teu."

21 setembro 2011

Colcha de Retalhos

Se existir alguém que com 24 anos já descobriu o que ama fazer, por favor me apresente, porque eu não estou nem perto de saber... E, caso alguém queira me ajudar a descobrir, seja bem vindo. Auto conhecimento é uma união entre os seus próprios achismos e certezas com as percepções externas. Mesmo que elas não estejam certas, pelo menos te colocam para pensar! E nessas de tentar me conhecer, eu também começo a entender que este exercício é eterno até que a morte nos separe, pois creio que é humanamente impossível existir alguém que nasça e morra sem sofrer alguma modificação durante esta vida. Sendo assim, talvez o hoje me satisfaça porém amanhã não assim o seja. E aqui cabe aquela frase, clichê e tema de propaganda de faculdade, que a vida é feita de escolhas, mais ou menos como uma trama, uma colcha onde costuramos todos os dias um novo retalho. De outro tamanho, outra forma, outra cor, mas que no fim das contas se encaixam bem direitinho...

10 setembro 2011

Trocando...

Eu sei que o nome é bem sugestivo e que, para quem não conhece a história, remete à um livro de receitas da senhora Dona Vó. Por isso resolvi trocar o pano de fundo da página. Até tinha uma imagem de uns pintinhos amarelos bem bonitinhos, mas daí sabe como é: pintinho lembra ovo, que lembra bolo, que lembra receita... e eu acho melhor eu ir dormir porque, mesmo sendo sábado, amanhã acordo cedo e não posso nem chegar atrasada na aula senão volto ao cargo de estagiária...

No lugar da lâmpada, batata!

Como muito acontece ultimamente, estava eu almoçando sozinha (não que eu esteja reclamando, até porque a culpa disto acontecer é minha) e pensando sobre coisas aleatórias, e eis que algumas ideias boas surgiram na minha mente. Juro que eu gostaria muito de ter um iPad do lado do meu prato para poder transcrever todas aquelas "bobagens" que corriam soltas no meu pensamento. É óbvio que agora eu não lembro, e mesmo que lembrasse eu não teria ânimo algum para escrever sobre elas. Mas o que me fez voltar a escrever neste humilde diário foi o comentário de um professor do MBA (sim, muitas águas rolaram por baixo e muitos ventos passaram por cima da ponte neste meio tempo e eu voltei para a cadeira de estudante. Isto eu digo fisicamente, pois na vida nunca saímos dela), que era justamente sobre um empresário que anda com um bloco de post-it no bolso e anota todas as ideias que lhe vem à mente durante o dia, e à noite trabalha nelas. Isto seria ótimo, mesmo porque tais ideias nunca aparacem quando você deseja, ou quando está concentrado, fazendo força para ter uma, e sim nos almoços onde você está sozinha, em um refeitório cheio de gente, concentrada na batata que está bem na sua frente e com a mente vaga. Acho que vou adotar a técnica do post-it. Minha cabeça nunca obedece horários.

01 dezembro 2010

Eu fico indignada...

O que adianta ter um bando de Caixa 24 Horas espalhados pela cidade se nenhum deles funciona?!

27 outubro 2010

Vazou

Tem vezes que a vontade que tenho é de esvaziar a cabeça. Dar aquela aliviada na válvula de pressão ou na torneirinha de volume. Tem dias que minha cabeça está tão cheia, mas tão cheia que chega a ficar vazia. Fico com aquela bela sensação de não pensar em nada, por mais que eu tente e faça um baita esforço para pensar em algo produtivo. Porém o mais produtivo que consigo, é pensar em nada... E quando isso acontece e, por um infortúnio do destino, não consigo achar a tal válvula de alívio, eu venho cá para meu "diário eletrônico" e despejo tudo aqui mesmo. Sozinha no meu quarto de hotel, mergulhada no meu prato de batatas-fritas com ketchup, bem do tipinho escritora amargurada. Uma coisa meio Maysa: me traz um cigarro e meu Martini!!!

07 outubro 2010

Acontece...

Sabem aquelas propagandas do McDonalds que mostram um monte de homem de camisa e gravata comendo um n°1 no almoço? Poisé gente, é de verdade... E tem uns mais ousados, que quando comem Burguer King sentam na praça de alimentação looootada e ainda colocam a coroa "bonita" na cabeça!!!

Esclarecendo as coisas...

Nossa, não dá nem pra acreditar que a última postagem foi láááá naquela data a perder de vista: 02/08. Só para esclarecer que a ausência não foi proposital. Foi por culpa de um leve engano na troca de senhas que só foi resolvido após o comentário shoooow de bola da Dani!! Comentário que arrancou um sorriso delicioso da minha boca e da Ossig (parceirona de login). Delicioso com gosto de Ambrosia. Enfim... Nunca imaginei que de Agosto pra cá tanta coisa poderia mudar e tanta coisa diferente eu poderia sentir, conhecer, experimentar, e etecétêras. A casa virou hotel, Novo Hamburgo virou São Paulo, o refeitório virou Shopping, a planta virou escritório, o tênis virou salto, a calça jeans virou social, o trânsito virou engarrafamento, e a monotonia virou novidade todo dia!! Sem falar na janta que virou, oras delivery (como se fala na cidade grande. Sim, porque esses dias eu pedi tele entrega e recebi um: ãhn?? de resposta), oras restaurantes novos.

Tem tanta coisa pra escrever que só de pensar já sinto calo nos dedos. Pra falar bem a verdade, minha cabeça tá tão lotada e meus olhso tão ardidos, que eu nem ia atualizar. Mas acho que o "Rock Estrada" que está rolando aqui na TV, me empolgou um pouquinho.

Buenas, a novela foi re-estreiada e o trabalho agora é só sentar no sofá pra companhar as cenas dos próximos capítulos. E por falar em novela, presença lindinha da Braskem na Passione hoje!! Pena que não vi e ainda bem que existe youtube!!!

02 agosto 2010

Cousas

Jeito que os teenagers se divertem em domingos a tarde no Ibirapuera. Cadê a Pepsi e a Nike que não patrocinam uma coisa dessas?

20 julho 2010

Tudo na caixinha

As vezes, dá vontade de viver sozinho dentro de uma caixa de fósforo vazia. Se já é difícil lidar com a nossa própria personalidade, imagina então quando somos obrigados a enfrentar o mau humor, a grosseria, o egoísmo, e etc dos outros. A vida não te pergunta se hoje você acordou bem, se deu tempo de tomar um bom café da manhã que fizesse com que seu dia começasse com os DOIS pés direito, se você tem algum problema ou se precisa de ajuda. Ela simplesmente continua correndo no ritmo dela, feito o leito de um rio onde as águas que passaram jamais retornam ao mesmo lugar. Te obriga a encarar o seu dia difícil e o do seu marido, chefe, namorado, amigo... E ainda por cima, exige que você aprenda a ser feliz mesmo tendo que suportar tudo isso. Aí eu percebo como somos vulneráveis ao estado de humor das pessoas que amamos e que estão ao nosso redor: se eles estão bem, estamos bem; se estão irritados, nos deixamos abater. Nos deixamos abater exatamente na hora em que deveríamos ser fortes para melhorar o humor do outro, e por fim, acabamos caindo em um círculo vicioso que dá uma vontade imensa de correr para a caixa de fósforo. Bom seria se o mundo todo fosse só você em uma caixa de fósforo. Bom seria, até certo ponto. Mesmo com a difícil tarefa de compreender o ser humano, de aprender a entender que nosso telhado também é de vidro, que viemos todos de uma natureza falha e suscetível ao erro, prefiro ter de lidar com tudo isso do que tentar entender a loucura de viver só. Deleta a caixa de fósforo!!

Friaca braba

Nesse frio, bom mesmo é ser dondoca. Passar a tarde tomando capuccino e jogando conversa fora em uma cafeteria, ou então desfilar o dia inteiro pelo ar condicionado quentinho do shopping, fazendo compras. Para nós, ínfimos peões, o negócio é acordar cedo - BEM CEDO - e gelar a fuça nesse frio, de renguear cusco, das 6 da madrugada!

12 julho 2010

Um dia eu descobri...

... que eu não sou boa. Descobri que meu inglês não é perfeito, descobri que não sei nada de administração, descobri que tem gente que sabe muito mais do que eu, que tem gente muito melhor do que eu. Descobri que sempre quis cantar e que minha voz não faz som além do box do banheiro. Descobri que sempre quis ser atriz e que minha performance não passa de caras e bocas na frente do espelho. Descobri que não sou cool, que conheço pouco sobre arte, sobre música e cinema. Descobri que sou uma amadora na internet. Descobri que não descobri o mundo e que não sei reinventar a roda. Descobri que benchmarking pessoal é o que todos fazem todos os dias para se contruir de pouquinho em pouquinho. Descobri que minha criatividade, se mau direcionada, não serve para nada. Descobri que minha memória é péssima e pouco me ajuda para me auto conhecer. Descobri tantas coisas, inclusive que sou tão ruim que não consigo dar uma conclusão decente neste monte de descobertas. Pronto, acabou!!

08 julho 2010

Ainda sobre a Copa...

A voz do POLVO é a voz de Deus!!

28 junho 2010

N°s da Copa

Pessoas no msn: 43
Ausentes: 56%
Ocupados: 9%
Disponível de mentirinha: 23%

Disponível de mentirinha e capaz de desenvolver este inútil complexo levantamento estatístico e torcer pelo Brasil: EU, ops, 2%

Faísca atrasada...

Em tempos de jogo contra o Chile, posto aqui um breve comentário atrasado da época de Costa do Marfim. Os "Marfianos" deram pau o jogo inteiro e no fim das contas quem foi expulso? Kaka... Meu Deus! Justo o Kaka. Irônico hein?